Yoga e seus benefícios

O yoga é uma pratica de origem indiana e relaciona com a filosofia e conceitos como hinduísmo e budismo. Indícios apontam que essa filosofia de vida incluindo a dieta a pratica do yoga e outros hábitos relacionados foram desenvolvidos há mais de cinco mil anos.   Além dos movimentos, o yoga é baseado no equilíbrio do corpo com a mente e se reflete nas atitudes e costumes dos praticantes. Yoga é levado como um estilo de vida há mais de cinco mil anos na Índia e em regiões próximas e seus adeptos afirmam que é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde física e emocional.

Existem diversas variações do Yoga com Thai Yoga, Power Yoga, Hatha Yoga entre outras. Basicamente as diferenças entre esses tipos são as posturas empregadas e a finalidade. A técnica do thai yoga, por exemplo, alia os benefícios do yoga com os da massagem, durante a sessão quem coordena e  realiza os movimentos efetivamente é o terapeuta.

yoga

 

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Proteína: Fontes de origem animal e vegetal

As proteínas são nutrientes formados por aminoácidos que são capazes gerar manutenção e ganho de massa muscular para o corpo. Frequentemente vemos informações sobre a importância do consumo desse nutriente, principalmente entre os adeptos do mundo fitness.

Na maioria dos casos as principais fontes desse nutriente são apontadas entre os alimentos de origem animal como leite, ovos e carnes de frango, salmão e atum. Conheça então algumas alternativas para consumir proteína sem exagerar nos alimentos de origem animal:

Ervilha

Lentilha

Feijãovegetais proteina

Espinafre

Couve

Couve-flor

Salsa

Repolho

Brócolis

Abacate

Cogumelos

Soja – A soja além de um alimento rico em proteína, é muito versátil, pode ser consumida através do leite de soja, como molho à base do grão, em saladas e até mesmo como prato principal.

Esses alimentos, são ricos em proteínas e diversos outros nutrientes como ferro e vitaminas e são ideias para compor uma dieta balanceada, principalmente para praticantes de atividade física. Outro benefício é que eles podem ser consumidos com as fontes de proteína animal ou apenas com outros alimentos vegetais para quem tem uma dieta vegana ou vegetariana.

 

Fonte: Bem Estar

Massagem: Técnicas Terapêuticas e Relaxantes

Desde a antiguidade o ser humano utiliza técnicas como pressões e fricção pelo corpo como terapia complementar e técnica de relaxamento. Diversos países como Tailândia, China e Índia desenvolveram suas próprias técnicas que até hoje, apesar de algumas modificações são muito utilizadas e difundidas pelo mundo. Essas técnicas aliam conhecimentos da medicina tradicional com elementos espirituais e emocionais. Confira alguns exemplos de massagens terapêuticas e relaxantes:

 

Massagem Desportiva

Recomendada para atletas profissionais e amadores a massagem desportiva é uma técnica de massagem terapêutica direcionada à prevenção ou redução de danos causados pelo esforço físico intenso. Desse modo, a técnica de massagem pode ser utilizada antes ou depois da atividade física.

 

Shiatzu

Baseada na cultura chinesa, o shiatzu é uma técnica de massagem terapêutica que visa o alívio de dores e tensões além de trazer outros benefícios como a melhora da circulação sanguínea. A medicina tradicional chinesa acredita que a energia corporal está diretamente ligada com o equilíbrio da saúde e bem-estar.  O shiatzu restabelece o equilíbrio dessa energia prevenindo ou curando problemas de saúde.

 

Shantala

A Shantala é uma técnica de massagem indiana para bebês. Segundo a crença indiana, esse tipo de massagem equilibra os chakras do bebê, além de estreitar os laços entra a criança e seus pais. É recomendado que a shantala seja feita em bebês com pelo um mês de vida e que a pessoa que irá aplicar a massagem tenha os conhecimentos necessários. O ideal também é que seja utilizado um óleo de origem vegetal para aplicar pelo corpo do bebê e após a massagem receba um banho e seja posto para dormir.

massagem pedras

Massagem com Pedras Quentes

A massagem com pedras quentes, é uma técnica de massagem relaxante que também pode proporcionar benefícios terapêuticos. As pedras aquecidas são utilizadas como instrumento para massagear e transmitir calor pelo corpo proporcionando assim uma sensação de relaxamento e bem-estar. Essa técnica é muito popular no mundo todo em spas e casas de massagem.

Massagem com Conchas

Outra técnica de massagem relaxante, muito similar com a técnica das pedras quentes é a massagem com conchas. Uma sessão de massagem com conchas pode ser extremamente relaxante por conta disso, vem se popularizando pelos spas e centros de relaxamento, principalmente em regiões tropicais.

Como evitar a hipertensão

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica causa por diversos fatores, como excesso no consumo de sódio, stress e predisposição genética.

Por ser uma doença crônica, a única maneira de controlar os seus riscos é controla-la através de uma série de hábitos. Saiba algumas dicas de como prevenir ou controlar a hipertensão:

Consumir menos Sódio

É muito importante, inclusive para quem não sofre com a hipertensão, ficar atento ao consumo do sódio, e não apenas com os alimentos salgados. Muitos alimentos industrializados, até mesmo doces possuem quantidade de sódio elevada por utilizada o nutriente como conservante, como por exemplo, no caso dos refrigerantes, o açúcar e o sódio em excesso criam um produto perigoso para a saúde e um camufla o outro no sabor.

Cuide do emocional

O stress pode agravar os problemas com a hipertensão e acarretar problemas como infarto. Se necessário, procure acompanhamento psicológico ou pratique atividades que aliviem o stress como exercício físico, que na verdade além de aliviar as doenças pode trazer diversos outros benefícios para o controle da pressão alta.

Além disso, tenha cuidado com o consumo elevado de álcool, cigarro e alimentos muito condimentados, esses hábitos aumentam os riscos de problemas com a pressão alta.

hipertensão

Fonte: drauziovarella.com.br